quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

NOVAS FORMAS DE APRENDER: COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM

São José, 16/02/2012

No dia 16 de fevereiro de 2012 o Centro de Tecnologias Assistivas (Cetep), deu inicio a capacitação profissional do grupo de 15 educadores da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) sob o título de “Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem”, que visa instruir os profissionais para aplicação e transmissão desses conhecimentos no dia a dia da educação especial.
No primeiro dia da capacitação no período matutino, sala do programa “Salto para o Futuro”, localizado junto ao prédio do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naahs), foi exibido o vídeo: AMBIENTES VIRTUAIS QUE POTENCIALIZAM AS RELAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM, Ambientes virtuais de aprendizagem: do “ensino na rede” à “aprendizagem em rede”.
Após assistirem o vídeo os educadores experimentaram a “dinâmica do repolho”, proposta pelas docentes Márcia Cristina e Giselle de Araújo, esta é uma dinâmica onde as perguntas são “empacotadas” como um repolho, e passadas de mão e mão, até o comando de parada, quando então o participante responde a pergunta. As perguntas, relacionadas ao vídeo, foram respondidas dentro do entendimento de cada um.
Algumas das perguntas “empacotadas” foram:
O que você entende por ambientes virtuais de aprendizagem?
Educar é transmitir conhecimento ou promover aprendizagem?
O professor tem condições de trabalhar como mediador nos ambientes virtuais?
Como o professor pode colaborar para reverter o quadro de uso indevido dos ambientes de aprendizagem?



Num segundo momento o grupo foi dividido em quatro equipes de 4 pessoas, para a leitura do texto do mesmo titulo do vídeo. Após a leitura cada equipe apresentou para os demais grupos as suas considerações sobre o texto, as outras equipes puderam interagir com a apresentação dos colegas permitindo uma discussão bem proveitosa.






No segundo dia, 17 de fevereiro no período matutino, abriram-se os trabalhos com a exibição do Vídeo: Hole in the wall (Buraco no Muro), o filme conta a história do projeto criado em 1999 por Sugata Mitra, professor da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.
Mitra, então chefe de pesquisa e desenvolvimento do NIIT, um celebrado instituto de tecnologia da Índia, resolveu abrir um buraco no muro do prédio, vizinho de uma das maiores favelas de Nova Delhi, e instalar, voltado para o exterior, um computador com acesso à internet.
Novamente como no dia anterior o debate após a exibição do vídeo foi muito proveitosa.
Após o debate sobre o filme Buraco no Muro (Hole in the wall), foi assistido o vídeo FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NA WEB QUE DESAFIAM O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO, Do mar de idéias ao mar das letras: algumas navegações sobre a leitura e a escrita. Após o vídeo e a leitura os educadores foram distribuídos em equipes novamente, com a proposta que cada grupo escolhesse uma forma de apresentação.
o grupo 01, escolheu a apresentação da teia em rede, explicando de que forma se dá o conhecimento em rede de aprendizagem.
o grupo 02, escolheu a dinâmica de construir um texto coletivo, através das linguagens da internet, como msn, chat, entre outros.
o grupo 03, representou através de um computador, confeccionado com isopor
o grupo 04, representou através de um cartaz. 
Foi muito significativo a apresentação dos grupos, pois todos puderam socializar.



 “A proposta é que os professores tenham consciência dos recursos tecnológicos. A mídia está aí, as novas tecnologias existem para que os alunos, com a potencial medição dos professores, tenham seu direito de uso”, disse a coordenadora do Cetep,  Márcia Cristina Martins, responsável pela iniciativa.

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