sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O Plano Inclinado – Considerações sobre uso


O Plano Inclinado é um produto assistivo bastante conhecido por profissionais, pais e professores. É um recurso elaborado para facilitar o desempenho da criança nas atividades escolares, mas com prescrições também para uso em casa. Normalmente é um produto prescrito às crianças com atraso neuromotor, por Terapeutas Ocupacionais, ou outro profissional capacitado à prescrição de produtos de Tecnologia Assistiva.
O objetivo do produto é tornar a criança mais funcional dentro de suas habilidades escolares. Ressalto que TODO produto assistivo DEVE ter esse objetivo – A FUNCIONALIDADE.
Por esses motivos e outros, a inclinação deve ser calculada, adequando o padrão de movimento, alinhamento postural e funcionalidade da criança. É interessante que essa inclinação seja regulável para que o plano seja utilizado por mais tempo.
Hoje existem vários modelos de plano inclinado no mercado, até os confeccionados de material de baixo custo, porém não significa que ele seja adequado para aquela especificidade da criança, podendo prejudicar o seu desempenho em vez de facilitar. Oriento tirar dúvidas com um Terapeuta Ocupacional que é o profissional responsável por prescrever, adequar, treinar, acompanhar e orientar o uso do plano inclinado e qualquer outra solução assistiva.

A ideia de utilizar o plano inclinado, para esse caso específico, foi por conta do excesso de sialorreia da criança, dificultando o uso do caderno. Com esse recurso a sialorreia diminuí, por conta da posição da cabeça, além de melhorar sua atenção durante a execução da atividade.





Taciana Almeida
Terapeuta Ocupacional do CETEP




Nenhum comentário:

Postar um comentário