Na última quinta feira, dia 13/10/2011, fizemos no auditório da FCEE, uma apresentação de como funciona a Web conferência, vídeo conferência e plataforma moodle.
A FCEE, se inseriu definitivamente na era da tecnologia da informação com o lançamento do 1º curso a distância. O passo inicial foi a web conferência lançada em 2010, e agora o curso “Capacitação para professores do ensino regular em escolas com alunos surdos”, que será hospedado na plataforma Moodle do Governo do Estado. Além dessa inovação, foi apresentada uma simulação de vídeoconferência, mais um dispositivo tecnológico que está à disposição dos profissionais da FCEE, para capacitações e cursos em todo o Estado, apresentado pela professora Márcia, que está a frente desses serviços na FCEE.
A presidente da FCEE, Rose Bartucheski parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância de um trabalho conjunto, da união das equipes para a concretização de atividades como os cursos a distância, que são utilizados desde 2005 pelo Governo de Santa Catarina.
Em sua fala, a coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), Patrícia Amaral explicou que através de um questionário enviado aos diversos pólos do Estado, foram elencadas as principais dificuldades encontradas pelos educadores, sendo a falta de conhecimento destes quanto ao trabalho desenvolvido pelo intérprete em sala de aula, o principal.
O curso, inicialmente destinado a professores da rede estadual de ensino do Oeste de Santa Catarina, terá 60 horas de duração (de 17 de outubro a 28 de novembro), dividido em três módulos: os diferentes profissionais que trabalham na educação dos surdos (instrutor, intérprete e segundo professor bilíngue); língua portuguesa como segunda língua para os surdos; e recursos para aprendizagem dos alunos surdos (incentivo ao uso dos recursos visuais que dinamizam e auxiliam no processo). As inscrições podem ser feitas no link EADSC até o dia 17 de outubro.
A articuladora da sala informatizada da FCEE, Márcia Cristina Martins que está a frente desses serviços, já há nove anos, aproveitou a oportunidade para explicar um pouco do funcionamento da educação a distância, da plataforma Moodle, da web e vídeoconferência, fazendo conexão com o analista de rede, responsável pelo suporte às conexões de vídeo conferência da Secretaria de Administração, Edvard Rodrigues. Eles conversaram sobre os recursos disponíveis e a situação em Santa Catarina. “Queremos explorar cada vez mais a tecnologia, para isso precisamos desmistificar algumas questões sobre as capacitações a distância, que são acessíveis a qualquer pessoa, com benefícios imediatos”, ressaltou Martins.
Fonte: assessoria de impressa e Márcia Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário